Previsão de Tempestade (Storm Index)

O método empregado para previsão de tempestades utiliza a combinação dos índices de instabilidade K, Totals, Lifted e CAPE com intuito de alertar as regiões mais favoráveis a ocorrência tempo severo (atividade elétrica, ventos fortes, chuva intensa, granizo).

Previsão de Tempestades através de Índices de Instabilidade

O método empregado para previsão de tempestades utiliza a combinação dos índices de instabilidade K, Totals, Lifted e CAPE com intuito de alertar as regiões mais favoráveis a ocorrência tempo severo (atividade elétrica, ventos fortes, chuva intensa, granizo). Este sistema de previsão encontra-se em fase experimental, desde setembro de 2014, para a região piloto que compreende o sul do Brasil e adjacências (norte da Argentina, Paraguai e Uruguai). Hoje este sistema cobre todo o Brasil e grande parte da América do Sul.


A condição atmosférica favorável a ocorrência de tempestade foi definida conforme os parâmetros já indicados na bibliografia sobre o tema, e dividida em três classes:

  1. Fraca (escala de cores em verde): Instabilidade moderada, com possibilidade de ocorrência de convecção rasa (trovoadas isoladas);
  2. Moderada (escala de cores em azul): Instabilidade forte, com possibilidade de convecção profunda (tempestades);
  3. Forte (escala de cores em lilás): Instabilidade muito forte, com possibilidade de tempestades severas e chuva forte;
  4. Extremo (escala de cores em rosa): Instabilidade extremamente forte, com possibilidade de tempestades muito severas e chuva extremamente forte.